Blog

8 tendências de Design de Interiores para 2023

Sala de estar com decoração de interiores de materiais orgânicos
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Com uma paleta neutra, calorosa e acolhedora ainda a “marcar o tom” no próximo ano, as tendências de Design de Interiores para 2023 inclinam-se para explorar padrões, a textura e a personalização nos nossos espaços de vida. Os nossos hábitos de compra parecem estar prontos para evoluir para o fornecimento de antiguidades e peças de segunda mão, e abordaremos atualizações criativas em casa, como o stencil e novos projetos de pintura.

Aqui estão as nossas sugestões para tendências de Design de Interiores para 2023.

Vida sustentável

A sustentabilidade continua a ser uma palavra da moda no Design de Interiores, especialmente para aqueles designers e clientes com um estilo de vida mais ecológico. Esperamos ver muito mais adoção da atitude de redução, reutilização e reciclagem em 2023.

Poderá haver um enorme interesse em empresas que dão nova vida a têxteis, papel de parede, luzes e acessórios indesejados que, de outra forma, irão para o lixo, como a Coleção Haines.

Ao mesmo tempo, nossos hábitos de compra reforçarão a economia de segunda mão. Armários de exibição cheios de tesouros antigos e peças exclusivas de mercados de antiguidades destinadas ao upcycling e reutilização adicionarão um toque de excentricidade inglesa em 2023!

O retorno da cozinha totalmente branca

Alguns designers e arquitetos estão a relatar uma grande reversão da vida polivalente, com uma tendência a separar a cozinha do espaço de estar. Isto está a levar a um renascimento da cozinha totalmente branca – em espaços mais pequenos, em particular, para maximizar a luz e criar uma sensação arejada, e o branco, como um tom neutro e reflexivo, é uma ótima maneira de conseguir isso.

Por causa desse tempo extra que passámos em casa, precisamos divisões mais espaçosas, mais leves e brilhantes. As cozinhas brancas fazem isso perfeitamente, elas oferecem uma estética transformadora para qualquer tamanho de divisão e dominam a arte da ilusão, fazendo com que espaços mais reduzidos pareçam maiores, como neste exemplo.

Para trazer uma sensação mais suave e tátil, também deverão ser utilizados metais mais quentes, como latão e bronze que substituirão o cromado polido como escolha para ferragens de cozinha em 2023.

Procure também a argamassa colorida para acentuar os azulejos. É uma escolha delineada pelo design que eleva e acentua os azulejos. A argamassa azul cobalto brilhante ou vermelho cereja combina lindamente com azulejos brancos ultra-brilhantes.

Bordas decorativas e stencil

Os fãs de revestimentos de parede tradicionais vão adorar uma das tendências mais criativas de 2023 – bordas e stencil. Inspirando-se em casas de época, este interesse renovado em artesanato tradicional ecoa a nossa recém-descoberta apreciação pela vida graciosa.

Todas as tendências são cíclicas, e atualmente estamos a desfrutar de muitas referências da década de 1930 em interiores. O stencil traz de volta os murais impressos clássicos e tradições de estampagem, que foram fortemente referenciados durante e após os períodos Art Deco e Art Nouveau. Dado o quão facilmente o stencil pode oferecer uma camada extra aos seus móveis pintados, ou mesmo paredes, não é surpresa que estejamos constantemente a reinventar maneiras de os trazer de volta.

Tons do pôr do sol

Tons que lembram o sol poente estão a ajudandar a criar uma energia acolhedora e nutritiva. O uso de amarelos quando feito corretamente, infunde os espaços com energia e calor. Mas o amarelo pode parecer uma cor intimidante para decorar, como muitas vezes pensamos primeiro em tons fluorescentes e mais fortes. Mas é possível criar uma explosão de cor elegante e refrescante, especialmente quando contrastados com uma parede verde sálvia suave ou armários de madeira quentes.

Roupas de cama e utensílios domésticosdevem er também uma forma de incluir tons de pôr do sol no quarto. É uma grande tendência de cores para ficar de olho em 2023.

Curvas

Estamos familiarizados sofás e poltronas curvos, mas formas sinuosas devem espalhar-se por mais áreas da casa: arcos ousados, sofás curvos luxuosos, bordas mais macias… são uma ótima maneira de adicionar dimensão ao espaço.

Fique atento a gráficos curvos inspirados na década de 1970 em papel de parede e piso também. Outra maneira fácil de abraçar as curvas é investir num tapete circular. Estes podem funcionar particularmente bem quando combinados com um sofá curvo ou usados para criar um ambiente acolhedor num hall de entrada ou lobby com uma elegante mesa redonda no topo.

Terracota e pedra

Adicionam calor e lembram paisagens mediterranicas suaves. Fornecem uma textura rústica e terrosa, alimentam o desejo de nos ligarmos ao mundo natural. Em tons de laranja queimado tostado e castanho avermelhado, os azulejos de terracota funcionam bem em cozinhas brancas em estilo de fazenda, trazendo calor para o espaço limpo e nítido. A terracota também é ideal para azulejos de pátio, criando uma entrada acolhedora e distinta para a sua casa.

A conexão com a natureza através de materiais orgânicos é especialmente importante na cozinha. Incorporar texturas orgânicas e tons terrosos na cozinha será uma maneira maravilhosa de criar um ambiente aconchegante e calmante em casa em 2023. Trazer um toque do exterior através de matérias-primas e designs inspirados na natureza promete elevar instantaneamente uma cozinha e ligar-nos ao que é natural.

Lâmpadas e candeeiros grandes

Produtos com escala exagerada para criar interesse e uma sensação de diversão.  O uso de formas geométricas, como cúpulas, cones e globos. Um candeeiro de destaque pode ter um enorme impacto numa sala de estar, enquanto um candeeiro semelhante mas de dimensão menor pode ser muito mais prático num recanto ou numa pequena prateleira.

Candeeiro de destaque em materiais orgânicos

Podemos considerar uma lâmpada de parede maior em latão, que continuará a ser um tom metálico popular no próximo ano. Se a sua iluminação precisa ser prática, talvez para ler ou trabalhar, uma opção ajustável elegante não só causará impacto, mas direcionará a luz exatamente onde precisa.

Castanho e mobiliário castanho

O castanho está de volta, resumindo perfeitamente a tendência retro da década de 1970 e o interesse por todas as coisas naturais. É excelente para proporcionar uma sensação de tranquilidade, é quente e acolhedor e nada intimidatório.

Mobiliário restaurado em matéria-prima orgânica.

Os móveis vintage de estilo europeu da década de 1970 e o vime serão um tema recorrente no próximo ano, continuando a trazer textura e calor de luxo para as nossas casas.

Se nunca comprou peças antigas ou de reprodução, o conselho é manter os estilos clássicos e lembrar-se de comprar apenas itens que realmente gosta. Claro que não pode errar ao comprar um baú inglês de cinco gavetas, ou uma cómoda francesa Louis Philippe. 

Quando colocados em interiores contemporâneos, eles criam interesse visual e uma sensação de que o espaço evoluiu ao longo do tempo.

Publicações relacionadas

Visita à INTERGIFT Madrid

A Intergift é a principal feira de decoração e presentes de Espanha e Portugal e que se realiza duas vezes por ano em Madrid Cerca de 840 empresas e marcas oriundas de 30 países, mostram as suas e como não poderia deixar de ser, estivemos presentes para absorver e conhecer a fundo as próximas tendências […]

Galeria

Contactos